A Citroën anunciou oficialmente o termino da produção do C4 Cactus, para dar lugar ao Basalt e Aircross.
Por: Heymar Lopes Nunes
Jornalista automotivo | Editor técnico no Heycar
O grupo Stellantis emitiu um comunicado oficial com a decisão:
"A Stellantis confirma o fim da comercialização do modelo Citroën C4 Cactus no Brasil. O modelo se tornou referência em ousadia, design e performance, e construiu um legado que será continuado pelos SUVs Basalt e Aircross. Ele segue sendo comercializado nos países importadores."
Motores 1.6 aspirado e 1.6 16V THP se aposentam
Com o fim da produção do C4 Cactus, a Citroën também aposenta a linha de motores 1.6 16V aspirado da família EC5, que equipava as versões de entrada do SUV, e o 1.6 16V turbo, o conhecido THP.
Originalmente, o Cactus nasceu na França, sendo criado com foco no mercado global para ser um dos principais carros considerados “essenciais” nos países onde a marca atua. O responsável pelo design da primeira geração do carro foi o britânico Mark Lloyd, diretor do Centro de Criação da Citroën em Paris, que desenhou um carro muito interessante, com algumas sacadas inovadoras para a época.
O carro teve basicamente duas grandes fases, sendo que a 2ª delas foi lançada no ano de 2017, também começando pela França. No Brasil, mesmo com a montadora lançando as novas linhas com pouco atraso em relação aos lançamentos internacionais, o carro nunca foi considerado um grande sucesso de vendas.
A Fase 2 do Cactus deixou de ser produzida na França em outubro de 2020, abrindo espaço para dois outros modelos: C3 Aircross (A88, bem diferente do nosso) e o C4 de terceira geração (C41). Mas o Cactus seguiu sendo produzido no Brasil, na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro.
| Pesquisar outra marca ou modelo: |
Observações:
- Crédito das fotos: Assessoria de imprensa / Divulgação.
- Os dados técnicos aqui apresentados foram fornecidos pela montadora e/ou importador na época do lançamento do modelo, podendo terem sido alterados a qualquer momento, sem prévia comunicação.
- O material acima é meramente informativo, sem qualquer valor jurídico. A foto apresentada pode não ser necessariamente da versão em questão, podendo haver variação.
- A opinião de nossos colaboradores não reflete necessariamente as diretrizes do portal Heycar News.
- É proibida a reprodução total ou parcial das informações contidas neste artigo, mesmo que citada a fonte.
- Por favor, não deixe de avaliar este artigo. Isso é muito importante para nosso padrão de qualidade nas informações. Desde já agradecemos.
- Siga-nos nas redes sociais e fique sempre bem informado.
- Constatando algum erro, incoerência na informação ou qualquer outra dúvida, por favor comunicar no e-mail:
- Copyright ©Heycar - todos os direitos reservados






