Caminhão elétrico XCMG

Chinesa XCMG lança caminhão elétrico pesado no Brasil

A XCMG, líder no setor na China lança seu primeiro caminhão elétrico para 49 pbtc e 150 km de autonomia.

O XCMG E7-49T é o primeiro cavalo-mecânico elétrico do Brasil com PBTC de 49 toneladas, 482 cv de potência e zero emissão de poluentes.

Por: Heymar Lopes Nunes
Jornalista automotivo | Editor técnico no Heycar

A Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd, que se tornou uma grande referencia mundial na eletrificação de máquinas pesadas e com atuação em mais de 80 países, conta com uma grande quantidade de veículos elétricos no seu portfólio, incluindo caminhões off-road para mineradoras, carregadeiras, caminhão rígido rodoviário, escavadeiras e empilhadeiras.

 
Representante oficial JCB
 

A XCMG Brasil opera no País desde 2004 e, em 2014, inaugurou a sua enorme fábrica de máquinas de construção em Pouso Alegre (MG) e já investiu mais de US$ 500 milhões no país.

O modelo E7-49T é considerado como o primeiro cavalo-mecânico com PBTC de 49 toneladas e propulsão totalmente elétrica disponível no mercado nacional, sendo também o primeiro com zero emissão de poluentes. O caminhão foi criado para atender demandas de transporte de distâncias mais curtas, como entre uma empresa e um fornecedor próximo ou entre Centros de Distribuição.

O conjunto mecânico do caminhão conta com motor elétrico síncrono de imã permanentes com potência de 482 cv e torque máximo de 2.000 Nm (204,1 kgfm), auxiliado por uma transmissão automatizada (AMT) de 4 velocidades. O modelo também conta com uma função “Drive”, ou comando de troca de marchas, através de uma alavanca seletora que fica localizada no console central do caminhão.

trato

Para alimentar o conjunto mecânico, o E7-49T é equipado ainda com baterias de ferro fosfato de lítio de 282 kWh, o caminhão elétrico pode ser carregado por meio de carregadores DC (corrente contínua), que, em condições ideais pode completar a recarga em pouco mais de uma hora.

  • Aplicações do XCMG E7-49T

    O XCMG E7-49T foi projetado para operações de transporte de curta distância, sendo ideal para:

    • Transporte entre centros de distribuição (CDs)

    • Transferência de carga entre empresas e fornecedores próximos

    • Logística urbana e industrial com foco em sustentabilidade

    • Empresas com compromisso ESG e redução de carbono

    • Ambientes industriais com restrição a emissões (como portos e armazéns fechados)

    Graças à propulsão 100% elétrica, o modelo garante operações silenciosas, sem emissão de CO₂, baixo custo operacional e manutenção reduzida.

 

Principais concorrentes

1. BYD Q3MA

  • Tipo: Caminhão semipesado elétrico

  • Potência: 215 cv

  • Torque: 600 Nm

  • Bateria: 217 kWh

  • Autonomia: 200 km

  • Destaque: Boa autonomia e pós-venda estruturado no Brasil

2. JAC iEV 1200T

  • Tipo: Caminhão leve elétrico

  • Potência: 177 cv

  • Torque: 1.200 Nm

  • Bateria: 97 kWh

  • Autonomia: 200 km

  • Destaque: Ideal para entregas urbanas com CNH B

3. Mercedes-Benz eActros (em testes no Brasil)

  • Tipo: Cavalo-mecânico elétrico (Europa)

  • Potência: 400 kW (544 cv)

  • Torque: 850 Nm

  • Bateria: 420 kWh

  • Destaque: Referência internacional em caminhão pesado elétrico

 

Conclusão

O XCMG E7-49T representa um marco para o transporte pesado sustentável no Brasil, sendo o primeiro cavalo-mecânico elétrico com PBTC de 49 toneladas. Com alto desempenho, zero emissões, recarga rápida e foco em curtas distâncias, o modelo reforça o compromisso da XCMG com a eletrificação e a inovação ambiental no setor de transporte e logística.

 

FAQ sobre o XCMG E7-49T

1. O que é o XCMG E7-49T?

É o primeiro cavalo-mecânico elétrico do Brasil, com capacidade para até 49 toneladas de PBTC e emissão zero de poluentes.

2. Qual a potência e torque do motor elétrico do E7-49T?

O caminhão conta com um motor síncrono de imã permanente, com 482 cv de potência e 2.000 Nm (204,1 kgfm) de torque.

3. Qual o tipo de bateria utilizado no E7-49T?

O modelo utiliza baterias de ferro fosfato de lítio (LiFePO4), com capacidade de 282 kWh.

4. Quanto tempo leva para recarregar as baterias?

Com carregadores DC rápidos, o E7-49T pode ter a recarga completa em pouco mais de uma hora, em condições ideais.

5. Que tipo de transmissão equipa o modelo?

Ele é equipado com uma transmissão automatizada AMT de 4 marchas, com modo “Drive” operado por alavanca seletora.

6. O caminhão é indicado para longas distâncias?

Não. O E7-49T foi desenvolvido para curtas distâncias, com foco em operações locais ou intermunicipais curtas.

7. Quais são os benefícios ambientais do modelo?

Além de emissão zero de CO₂, o caminhão não emite ruídos, é mais eficiente energeticamente e reduz a pegada de carbono.

8. Desde quando a XCMG atua no Brasil?

A XCMG está presente no Brasil desde 2004 e inaugurou sua fábrica em Pouso Alegre (MG) em 2014.

9. Onde o caminhão é produzido?

O E7-49T é produzido na fábrica da XCMG em Pouso Alegre, que já recebeu mais de US$ 500 milhões em investimentos.

10. Quais outros veículos elétricos a XCMG oferece?

Além do E7-49T, a XCMG possui escavadeiras, carregadeiras, caminhões off-road e empilhadeiras elétricas.

 

Sobre o autor

Foto de Heymar Lopes Nunes - Jornalista automotivo

Heymar Lopes Nunes
Jornalista automotivo | Editor técnico no heycar

Com mais de 40 anos de experiência no setor automotivo, Heymar é ex-piloto de competições e passou por algumas das maiores publicações do Brasil, como Quatro Rodas, Auto Esporte, CAR Magazine e Oficina Mecânica. Atuou também no Jornal de Jundiaí e na Rádio Difusora de Jundiaí. É jurado do Prêmio Imprensa Automotiva.

Sua análise combina vivência prática e rigor técnico, entregando conteúdo confiável e acessível para quem busca entender carros a fundo.

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Escrito por Heymar Lopes Nunes , jornalista editor do heycar.com.br.

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